5 dicas para arquitetura de padaria

Para se destacar perante a concorrência, existem várias maneiras. Podendo ser sobre a qualidade dos produtos, um bom atendimento, e principalmente um bom espaço planejado, pensando em circulação de clientes, áreas de descontração do seu dia corrido, ou apenas uma área para tomar seu café e ler seu jornal pela manhã.

Quer abrir uma padaria em São Paulo? Ou deseja reformar o seu espaço? Conheça a NeoGourmet, clique aqui!

Pensando nisso, aqui vai algumas dicas para arquitetura de padaria:

1.Caracterize o ambiente

Não é porque seu estabelecimento é uma padaria que precisa seguir algum tipo de padrão. Você pode inovar e criar um ambiente personalizado, se inspire em coisas que gosta e lhe trazem uma sensação de bem-estar, talvez algum tipo de desenho animado, filme, artistas, ou arquiteturas que lhe chamem a atenção.

Utilize materiais que estejam em alta, invista no que está em tendência, como pallet, paisagismo, entre outros, trazendo um ambiente moderno e inovador a seus clientes.

2. Contrate uma empresa especializada 

Antes de se iniciar uma reforma ou projeto do seu estabelecimento busque por um profissional especializado na área. Esse irá auxiliar na hora de decidir quais as melhores cores, materiais, e organização da sua padaria.

Ele entenderá suas necessidades, e ouvirá suas ideias, criando um projeto inspirando em suas propostas, com algumas sugestões de melhorias, abrindo espaço para novos conceitos, além de criar um projeto detalhado e realista, com imagens bem próximas de como será o trabalho final, evitando erros.

Um profissional especializado tem um amplo conhecimento, podendo criar soluções criativas para qualquer problema que veja a acontecer, além de serem pessoas de confiança, que se importam com seus interesses, e irão trabalhar ao seu lado para que tudo seja como o planejado.

Lembrando que a empresa especializada fará um cronograma detalhado, e irá se comprometer com o prazo de entrega, já que a padaria pode ou não estar em funcionamento, assim afetando os clientes caso mantenha a obra acontecendo por um longo período de tempo.

3. Defina suas prioridades

 Você precisa ter em mente quais as melhorias que quer trazer em seu ambiente, definindo quais são suas prioridades, como conforto, acessibilidade, ou estética do ambiente. 

Busque saber quais são as necessidades do seu consumidor, e tente harmonizá-las em seu estabelecimento, criando um espaço agradável para ser desfrutado por seus clientes, e para atrair novos. Se organize para manter o estoque, não deixando faltar produtos, também os mantendo organizados para uma melhor localização, criando setores específicos para cada um dos itens disponíveis.

4. Espaços para trabalho/estudo

Nos dias de hoje, muitas pessoas fazem trabalhos fora de um escritório ou empresa, sendo assim, crie um espaço para que seus clientes se sintam à vontade de sentar, e trabalhar enquanto consomem.

Tenha mesas com tomadas para que possam carregar seus aparelhos eletrônicos, uma boa iluminação e assento confortável, deixe com que se sintam cômodos, crie um ambiente que os faça querer ficar, e voltar mais vezes quando precisarem de um local tranquilo para trabalhar, ou estudar. 

5. Acessibilidade 

Todos sabemos que grandes estabelecimentos precisam ter acesso para pessoas com deficiência, é imprescindível o uso das rampas, banheiros acessíveis, assim como as mesas, e corredores mais largos para a locomoção de cadeirantes. Também deve-se fazer um balcão, tanto de atendimento quanto de self service, com uma altura considerável, além de, se possível, fazer algumas versões do cardápio em braile para os deficientes visuais.

Esses são pequenos atos de cidadania que podem ser de grande ajuda, e também será muito bem visto diante os olhos dos frequentadores do estabelecimento.

Essas são algumas dicas de arquitetura para sua padaria, e lembrem-se, todo investimento tem um retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *