placas de aquecimento solar em residencia

Aquecimento solar: saiba como funciona essa tecnologia

O aquecimento solar é uma tecnologia relativamente nova no Brasil e que está, a cada dia, conquistando mais adeptos, seja nas casas ou empresas. Devido ao tema sustentabilidade estar mais presente nos últimos anos, o ser humano está se tornando mais consciente quanto a necessidade de preservar o meio ambiente para as gerações futuras. E uma das alternativas para uma casa ser mais sustentável, é por meio de energias renováveis. Esse é o caso do aquecimento solar.

Quando você aquece a água da sua casa através do aquecimento solar, você está deixando de utilizar a energia elétrica e menos energia elétrica (que em grande parte no Brasil vem de hidrelétricas) é igual a um consumo mais consciente. Sem contar que a implementação do aquecimento solar para a água é uma alternativa mais barata quando analisada a longo prazo. Mas você sabe como funciona o aquecimento solar? Vamos te explicar.

Como funciona o aquecimento solar

Aqui vamos abordar especificamente o aquecimento solar para a água da sua casa ou empresa. Aquela água que vai sair das torneiras e chuveiros, poupando assim eletricidade e/ou gás.

O sistema de aquecimento solar lembra em alguns pontos o aquecimento de água através de aquecedores a gás com acumuladores.

Veja o passo a passo do funcionamento:

  1. Placas solares no telhado da casa ou empresa captam a energia solar;
  2. Essa energia solar é transferida para os canos da tubulação, que normalmente são de cobre;
  3. O cobre aquece, aquecendo com isso a água que passa pela tubulação;
  4. A água quente é depositada em um reservatório conhecido pelo nome de boiler;
  5. Esse boiler é revestido para que a água não perca calor;
  6. Existe um outro reservatório com água fria;
  7. É desse reservatório que a água fria é direcionada para os canos e aquecida indo parar no Boiler;
  8. Quando uma torneira ou chuveiro é acionada a água quente desce;
  9. Você regula entre água quente e fria em cada saída de água deixando assim a água de saída na temperatura que deseja.

Se você deseja saber mais a respeito dos aquecedores a gás, conheça a Fox Gás, que é especializada em instalação e manutenção de aquecedores a gás.

Vantagens do aquecimento solar

Agora que já vimos como funciona o sistema de aquecimento solar, chegou a hora de apresentar as suas principais vantagens.

Algumas já apresentamos lá no início, mas vale a pena ressaltar:

  • Menor gasto de energia elétrica;
  • Você consegue alcançar a temperatura desejada com muito mais facilidade do que em chuveiros ou torneiras elétricas;
  • A energia solar é uma energia renovável, ou seja, você não gasta recursos do planeta;
  • A longo prazo, a economia financeira é muito maior.

placas de aquecimento solar em cima da casa

Tem risco de eu ficar sem água quente?

Uma dúvida que ocorre muito é se você corre o risco de ficar sem água aquecida em sua casa se houver dias de muita chuva ou nublados, por exemplo. A resposta é não. Dentro do reservatório de água quente, existe uma resistência que pode ser elétrica ou a gás.

Quando a água não é aquecida de forma eficiente, como no caso de pouca captação da energia solar pelas placas, ou quando muita água é utilizada (como no caso de visitas na casa), esse sistema é acionado. Isso impede que você fique sem água quente em sua residência, mesmo em casos de muitos dias chuvosos ou de um gasto além do previsto. Então fique sossegado quanto a isso.

Não deixe de investir em uma fonte de energia renovável e contribua para um planeta mais saudável, preservando os recursos naturais para as gerações futuras. Se você deseja saber mais a respeito da energia solar, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *