pai com bebê no colo

Como preservar estofados com filhos pequenos em casa

O sofá, seja novo ou velho é um dos móveis fundamentais na decoração de uma casa, ele é o móvel que as visitas mais observam ao entrar na residência e, para passar boa impressão, ele precisa estar sempre bem conservado.

No entanto, conservar o sofá em algumas casas é um grande desafio por causa das crianças pequenas que ficam brincando ou comendo em cima dele, o que acaba provocando muitas manchas e estragos.  

Diante desta situação, é importante aprender como preservar estofados com filhos pequenos em casa, para que seus móveis permaneçam com uma boa aparência por mais tempo.

Isso parece ser uma tarefa difícil, já que se tratando de crianças que gostam de brincar ou fazer qualquer outra atividade no sofá, é quase impossível ficar vigiando-as o tempo inteiro, mas seguindo algumas dicas você verá que não é tão difícil quanto parece.

Dicas para preservar estofados para quem tem filhos pequenos em casa

As dicas abaixo são para você ter uma ideia do que fazer para preservar o seu estofado por mais tempo, mesmo com crianças pequenas em casa. Observe quais são e coloque-as em prática hoje mesmo.

  • Seja exemplo para os seus filhos

A primeira coisa que você precisa fazer para manter a conservação do seu sofá, é dar exemplo para as crianças. Por exemplo, se as crianças não podem fazer as refeições no sofá é importante que os pais também não façam.

Assim elas vão entender que é errado comer no sofá, já que os seus pais também não comem lá.

  • Explique as vantagens de cuidar do sofá

Outra maneira de conservar o sofá é envolver as crianças, o que você deve fazer é explicar para os seus filhos as vantagens de ter um estofado bem cuidado por mais tempo.

Desta forma, os seus filhos vão desenvolver a sensação de responsabilidade e vão ter mais cuidado com os móveis dentro de casa.

  • Estabeleça algumas regras

Criar regras é uma das principais dicas de como preservar estofados com filhos pequenos em casa, pois assim eles vão saber o que pode o que não pode ser feito no estofado.

Algumas regras são, por exemplo, não brincar com canetas ou tintas próximo do sofá, não comer sentado no sofá, não ficar pulando em cima, não levar líquidos, entre outras. Mas para não ficar muito rígido com os seus filhos, abra algumas exceções dependendo da ocasião, por exemplo, assistir um filme comendo pipoca com a supervisão dos pais, nesta situação é possível evitar que algo mais desastroso cause algum dano ao sofá.

  • Não deixe a sujeira acumulada

Mesmo tomando cuidado com o sofá, com o passar do tempo ele vai se desgastando e não tem como evitar isso.  No entanto, é importante que você não deixe a sujeira acumulada.

Não limpar o estofado com frequência provoca mau cheiro e ainda prejudica a sua aparência. Por este motivo, você precisa limpar tanto os sofás quanto as cadeiras e poltronas da sua residência com frequência.

casal no sofa bebendo cafe e segurando um pet

  • Faça a impermeabilização de sofá

A impermeabilização de sofá é um procedimento que ajuda a proteger o estofado, através desta técnica, o estofado fica com uma espécie de blindagem que evita o acúmulo de sujeira, além de proteger contra manchas de comida, líquidos e gordura.

A impermeabilização é um importante processo para proteger o sofá e demais estofados, principalmente nas residências que têm crianças pequenas, porém é recomendado que esse procedimento seja feito por um profissional para evitar qualquer problema.

Essas foram algumas dicas que as pessoas devem seguir para preservar os estofados com filhos pequenos em casa. Através delas, é possível manter a boa aparência do sofá por mais tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *