horta caseira

Compostagem de lixo: aprenda como fazer em casa

A compostagem do lixo é uma das formas de reciclagem utilizada para lidar com o lixo orgânico a fim de que ele possa ser reutilizado de forma adequada e não seja descartado na natureza indevidamente. O lixo orgânico antes era apenas depositado em lixeiras como um lixo sem utilidade especial, mas com o tempo ele recebeu maior atenção e foi percebido que poderia ser de grande valia para a criação de adubos e materiais de compostagem, podendo ser um processo feito até mesmo de forma caseira sem muita dificuldade.

A compostagem do lixo favorece a reutilização dos resíduos descartados em casa, que antes eram apenas uma realidade do alumínio, papel, vidro e plástico, mas que hoje também se torna possível para o lixo orgânico, que é usado para a criação de material para adubo através da compostagem.

Hoje iremos te ajudar a conhecer mais sobre o processo de compostagem, a importância e benefícios de realizar esse procedimento e ainda como fazê-lo em casa. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O que é a compostagem do lixo

  A compostagem do lixo é um processo que submete o lixo orgânico à decomposição mais rápida com o auxílio de organismos heterótrofos aeróbicos estimulados naturalmente, transformando os resíduos orgânicos em adubos fortificados e de grande qualidade, sendo um processo bastante simples que pode ser desenvolvido até mesmo em casa sem muita dificuldade. O objetivo da compostagem é fazer com que, no menor tempo possível, um material estável e rico em substâncias e nutrientes minerais seja formado pelo processo de compostagem, que posteriormente, pode ser usado como um adubo bastante rico e com propriedades fortes para fazer plantios, cultivar flores no jardim, etc.

Benefícios da compostagem

Os principais benefícios da compostagem estão relacionados ao fato de que o lixo orgânico ganha uma nova finalidade, podendo ser usado para um processo produtivo, que é a fabricação de um material bastante útil e que pode ser feito de forma caseira, o adubo. Os demais benefícios do processo de compostagem dizem respeito à conservação do meio ambiente, cuidando para que uma menor quantidade de lixo seja descartada de maneira indevida e prejudique o ecossistema.

Esse descarte incorreto diz respeito às toneladas de lixo que se acumulam nas encostas dos rios, no fundo do mar, nas ruas das cidades, valas e bueiros, prejudicando assim o escoamento das águas das chuvas, por exemplo.

A compostagem caseira

A compostagem caseira é uma das formas de lidar com o lixo orgânico com bastante facilidade, cuidando para que os benefícios ao meio ambiente sejam assegurados, o lixo seja descartado corretamente e ainda ganhe uma nova configuração podendo ser reutilizado e formando algo útil, que é o adubo de características riquíssimas em propriedades, nutrientes e sais minerais, que além de cuidar da nutrição de plantas ainda não prejudica o solo onde é utilizado, só o enriquece.

deposito de lixo organico em casa

Passo a passo para fazer a compostagem em casa

Preparamos um passo a passo bem simples de como fazer a compostagem caseira sem muita dificuldade, usando o lixo orgânico que você produz em casa.

Materiais necessários

  • 1 caixa plástica grande de cor escura que tenha tampa e vedação completa
  • 2 caixas grandes de cor escura que tenha tampa e furos que possibilitem a umidade passar entre as caixas
  • Folhas secas, pequenos galhos e folhagens que podem ser coletadas no seu próprio quintal
  • Cerca de 100 minhocas
  • Lixo orgânico produzido na sua casa
  • Borra de café para facilitar o processo de compostagem

Realizando o processo

Você deverá forrar todas as caixas com folhas secas numa parte, colocar por cima o lixo orgânico, a terra com minhocas, a borra de café e em seguida cobrir com folhas secas, fazendo camadas bem divididas como se fosse uma simulação de uma de terreno convencional. Após isso, você deve repetir as camadas sempre que notar que o material está se decompondo, indo sobrepondo as caixas até que use todas as três. O recomendado é fazer esse processo de incrementação de camadas e caixas a cada dois dias, a fim de que em 3 semanas o adubo esteja pronto para o uso com sucesso.

Observações importantes

  • O processo de compostagem pode ser infinito, desde que você sempre coloque mais caixas e mais camadas de material, retirando sempre a última caixa para usar como adubo
  • Não regue o material
  • Não use, em hipótese alguma, na compostagem, carnes, laticínios e alimentos temperados
  • O que usar: Dê preferência às cascas de frutas e legumes.

Gostou deste artigo? A partir destas dicas, você já pode criar o seu próprio espaço para fazer a compostagem do lixo orgânico gerado na sua casa. Com isso, você evita o entupimento dos canos da sua cozinha e dá um destino correto para o lixo. Mesmo assim, não deixe de contratar uma empresa desentupidora sempre que sentir a necessidade de fazer uma limpeza mais pesada dos canos da sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *