Fatos interessantes sobre metais para joias

As chances são que muitas vezes você encontra ligas de metal em sua vida cotidiana, sob a forma de jóias, utensílios de cozinha, ferramentas e outros itens feitos de metal. Exemplos de ligas incluem ouro branco , prata , bronze, bronze e aço. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre ligas metálicas .

Uma liga é uma mistura de dois ou mais metais. A mistura pode formar uma solução sólida ou pode ser uma mistura simples, dependendo do tamanho dos cristais que se formam e da homogeneidade da liga. Aqui estão algumas ligas distintas:

  • Embora a prata esterlina seja uma liga que consiste principalmente de prata, muitas ligas com a palavra “prata” em seus nomes são de cor prateada. A prata alemã e a prata tibetana são exemplos de ligas que têm o nome, mas não contêm qualquer prata elementar .
  • Muitas pessoas acreditam que o aço é uma liga de ferro e níquel, mas consiste principalmente de ferro, carbono e qualquer outro metal.
  • O aço inoxidável é uma liga de ferro , baixos níveis de carbono e cromo. O cromo dá resistência ao aço para “manchar” ou ferrugem de ferro. Uma fina camada de óxido de cromo se forma na superfície do aço inoxidável , protegendo-o do oxigênio, que é o que causa a ferrugem. No entanto, o aço inoxidável pode ficar manchado se exposto a um ambiente corrosivo, como a água do mar. Esse ambiente ataca e remove o revestimento protetor de óxido de cromo mais rapidamente do que pode se reparar, expondo o ferro ao ataque.
  • Solda é uma liga usada para unir metais uns aos outros. A maioria das soldas é uma liga de chumbo e estanho. Soldas especiais existem para outras aplicações. Por exemplo, a solda de prata é usada na fabricação de jóias de prata esterlina. Prata fina ou prata pura não é uma liga e vai derreter e juntar-se a si mesma.
  • O latão é uma liga que consiste principalmente em cobre e zinco. O bronze , por outro lado, é uma liga de cobre com outro metal, geralmente estanho. Originalmente, latão e bronze eram considerados ligas distintas , mas no uso moderno, “latão” significa qualquer liga de cobre. Você pode ouvir latão citado como um tipo de bronze ou vice-versa.
  • Pewter é uma liga de estanho que consiste de 85 a 99 por cento de estanho com cobre, antimônio, bismuto, chumbo e / ou prata. Embora o chumbo seja usado com muito menos frequência no estanho moderno, mesmo o estanho “sem chumbo” contém tipicamente uma pequena quantidade de chumbo. “Sem chumbo” é definido como contendo não mais do que 0,05 por cento (500 ppm) de chumbo, que permanece apreciável se o estanho for usado para panelas, pratos ou jóias infantis.

Ligas Especiais

Estas ligas têm propriedades interessantes:

  • Electrum é uma liga natural de ouro e prata com pequenas quantidades de cobre e outros metais. Considerado pelos antigos gregos como “ouro branco”, era usado desde 3000 aC para moedas, vasos de beber e ornamentos.
  • O ouro pode existir na natureza como um metal puro, mas a maior parte do ouro que você encontra é uma liga. A quantidade de ouro na liga é expressa em termos de quilates, então ouro de 24 quilates é ouro puro, ouro de 14 quilates é 14/24 partes de ouro e ouro de 10 quilates é 10/24 partes de ouro ou menos de metade de ouro . Qualquer um dos vários metais pode ser usado para a porção restante da liga.
  • Um amálgama é uma liga feita pela combinação de mercúrio com outro metal. Quase todos os metais formam amálgamas, com exceção do ferro. O amálgama é usado na odontologia e na mineração de ouro e prata, porque esses metais se combinam prontamente com o mercúrio

Se quiser saber mais sobre metais e joias acesse o site https://metalelo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *