Grandes feiras internacionais de design e arquitetura

As pessoas então cada vez mais buscando aliar praticidade e beleza a móveis e acessórios para decoração. Para atender a essa demanda, os profissionais da área da arquitetura e design trabalham com muita inovação e criatividade, o que resulta em objetos mais bonitos a cada temporada.

Para apresentar os novos conceitos que em breve se tornarão tendência, os grandes designers e empresas expõem suas criações em feiras, onde montam ambientes inteiros, muito semelhantes a um espaço real. Ou seja, ao visitar uma destas feiras e exposições, além de conferir as novidades da arquitetura e design, você pode vivenciar uma experiência completa de ambientação.

Uma das principais feiras do mundo é a Salão do Móvel de Milão, que aconteceu pela primeira vez em 1961 e até hoje atrai pessoas do mundo todo. Com um enorme espaço para exposição, ela traz os grandes nomes da arquitetura e do design, sempre na vanguarda das tendências para a composição de ambientes.

A exemplo disso podemos citar a ausência de puxadores observada na última edição, de modo que os móveis podem ser abertos com um simples toque/pressão, ou puxando pelos espaços em L ou em C. O resultado é uma aparência muito mais limpa e agradável aos olhos. Um detalhe sutil que em breve será percebido em lojas do Brasil e do mundo.

Outro exemplo de grandes exposições é a Design Days Dubai, considerada a mais importante feira de design do Oriente Médio, que sempre traz importantes tendências de móveis e decoração.

A Nycx Design acontece em Nova York durante 2 semanas, com entrada gratuita em sua maior parte. Além de inspirar tendências, a feira em sua última edição trouxe uma importante reflexão sobre o consumo. Os visitantes também tiveram a oportunidade de adquirir objetos da exposição.

Em Paris, acontece a Maison & Objet, que já está em sua 20° edição. Um dos diferenciais dessa feira é que toda edição eles elegem um designer do ano, o que eleva a competição a patamares altíssimos.

E se seu interesse for nos acessórios de decoração, não deixe de visitar a Miami Art Basel, que acontece no Centro de Convenções de Miami Beach e já está na 17° edição. Por lá acontecem exposições de artistas de todo o mundo, e é considerada atualmente a maior feira de arte do planeta.

Não é à toa que diversos profissionais e amantes do design dedicam alguns períodos do ano para acompanhar estas exposições. Além de ser uma boa oportunidade para viajar, elas ainda possibilitam conhecer em primeira mão as grandes tendências mundiais da arquitetura e da indústria moveleira.

Como boa parte delas fica no exterior, não esqueça de providenciar o seguro internacional, que pode ser obrigatório em diversos países, principalmente no continente europeu. Não esqueça os calçados confortáveis e o bom e velho bloco de notas, afinal, haja papel e caneta para anotar todas a novidades que surgem anualmente nas grandes feiras e exposições. Profissional ou não, você certamente retornará com a mente cheia de ideias e pronto para colocar a mão na massa (ou no móvel).

Artigo produzido em colaboração com a www.assistentedeviagem.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *