sala com iluminação natural

Iluminação natural: 5 dicas para deixar a sua casa mais clara e sustentável

A iluminação natural é muito importante para a valorização do ambiente, porque ela ajuda a valorizar as cores e texturas da parede, combinando  também com um bom projeto de iluminação artificial.

Além de economizar energia e deixar a sua residência mais clara e ao mesmo tempo, mais sustentável esse tipo de iluminação é indispensável para as gerações futuras e deve estar presente em todos os cômodos da casa sempre que for possível para garantir um uso mais consciente das fontes de energia natural.

No entanto, para aproveitar de forma adequada a iluminação natural existem alguns truques que você pode colocar em prática, observe abaixo o que fazer.

5 dicas para deixar a sua casa mais clara e sustentável com a iluminação natural

Algumas alterações na sua casa ou apartamento vão permitir que você aproveite melhor a iluminação e ao mesmo tempo deixe a sua casa mais sustentável, observe abaixo.

 

  • Use na sua casa portas e janelas de vidro

 

Se você vai reformar ou construir a sua casa própria, aproveite para substituir as portas e janelas antigas por aquelas que possuem vidro, geralmente ficam melhor se você colocar na porta de entrada, área de serviço ou na cozinha.

Mas prefira os vidros que possuem proteção solar que impedem a entrada do calor e dos raios UV.

 

  • Use cortinas translúcidas

 

Esse tipo de cortina é excelente para você ter privacidade e ao mesmo tempo poder controlar a entrada da luz. Além disso, ela é um dos melhores acessórios de decoração de ambientes que combina muito bem com o quarto e a sala de estar.

Se você quiser, também pode usar as cortinas do tipo persiana porque elas também controlam a entrada da luz, mas escolha cores claras para combinar com ambiente.

 

  • Paredes vazadas

 

Esse tipo de parede foi muito utilizado entre as décadas de 50 e 60, os cobogós faziam a aparência vazada da parede naquela época, mas ainda hoje estão em alta na arquitetura e decoração.

Com esse tipo de material, você pode fazer divisões nos ambientes sem perder a iluminação e visibilidade. Existem diversos desenhos e cores que combinam perfeitamente com a sua decoração.

 

  • Use cores claras na sua casa

 

Você pode aproveitar melhor a iluminação natural utilizando cores claras na sua residência, esse tipo de cor evita a necessidade de utilizar as lâmpadas durante o dia.

Além disso, as cores claras proporcionam o aspecto de amplitude do ambiente, as melhores cores para isso são branco, gelo e bege para as paredes e madeiras e pisos claros para o chão.

cozinha e sala com cores claras

 

  • Vidro fixado no teto

 

Provavelmente você deve ter visto em algum lugar um vidro fixado no teto para permitir a entrada luz, isso se chama claraboia que é um tipo de abertura muito comum nos edifícios.

Você pode colocar um vidro como este na sua casa quando for fazer a reforma ou estiver pensando em construir a sua casa própria. Outra opção é colocar uma telha de fibra transparente que funciona de forma semelhante ao vidro.

Gostou deste artigo? Essas são apenas algumas maneiras de aproveitar melhor a luz natural para deixar a sua residência mais sustentável e economizar energia. No entanto, a luz não serve apenas para isso, ela também contribui na decoração do ambiente.

Se você está procurando por imóveis para comprar ou alugar, veja as lindas casas em Fazenda Rio Grande.

Clique aqui para saber como a iluminação natural realça a decoração do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *